Assistência Técnica
Ao mesmo tempo que há um perito nomeado pelo juiz(a) em um perícia judicial, as partes podem indicar seus assistentes técnicos, o qual tem por objetivo, defender tecnicamente o objetivo do seu cliente, seja ele, reclamante ou reclamada.
Formulação de quesitos
Quesitos específicos para cada ação ajudam na conclusão favorável do laudo pericial.
Orientação e instrução às partes
Muitas vezes os participantes da perícia não sabem como se portar, ou até mesmo o que falar. Com isso, orientamos as partes, direcionando sobre o que é pertinente ou não para a análise pericial.
Elaboração de parecer técnico
Após a realização da inspeção pericial, o assistente técnico pode elaborar um parecer técnico sobre a conclusão do objeto da perícia.
Há casos em que o juiz pode acatar o laudo do assistente e descartar o do perito.
Elaboração de peça de impugnação
Caso o laudo pericial não seja favorável, o assistente técnico analisa o laudo e aponta os pontos técnicos falhos do perito para reverter a conclusão do laudo.
Análise técnica da documentação
Alguns documentos como PPP, PGR, PPRA, LTCAT, Laudo de insalubridade e periculosidade são solicitados pelo perito para a diligência pericial.
Acompanhamento da diligência pericial
Com um profissional técnico proficiente no objeto da perícia, o perito tende a fazer um trabalho justo e de acordo com a lei.
Há maiores chances de ganhos em perícias com assistente técnico indicado.
Emissão de laudo
Após a perícia judicial, se necessário pode ser emitido um laudo técnico conclusivo sobre o objeto da perícia.
Formulação de Quesitos Complementares
Podem ser formulados quesitos complementares específicos, visando esclarecer alguns pontos que não ficaram claros no laudo pericial.